Nutrir Vitta




Este blog foi planejado para apresentar e discutir as novidades e dicas sobre nutrição, sempre com a preocupação de agregar saúde e bem estar à mesa. Sugestões e críticas serão bem vindas! Aproveitem!


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FAO propõe mobilização na luta contra a fome


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou uma petição online contra a fome, visando mobilizar as pessoas a ficarem furiosas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas vivem com fome crônica no mundo. O projeto é intitulado "1 billion hungry", que significa 1 bilhão com fome.

A petição tem abrangência mundial e pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade.

A meta da campanha é recolher um milhão de assinaturas até o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O documento pode ser assinado por meio do site http://www.1billionhungry.org/.

De acordo com a FAO, o problema da fome não é a falta de alimentos, mas sim a má distribuição dos mesmos, a pobreza, desigualdades sociais, falta de investimentos no setor rural para apoiar o desenvolvimento agrícola.
Do total de um bilhão de pessoas que vivem com fome, 642 milhões estão na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos. A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050.

"Partilhar a esperança de um mundo sem fome é o primeiro passo para lutar contra ela. Acabar com as desigualdades de gênero e dar às mulheres poder para desempenhar um maior papel no desenvolvimento agrícola, é outro. O problema da fome deve ser uma prioridade nos países mais empobrecidos. Aos pequenos agricultores devem ser facultadas as oportunidades e a educação de que necessitam para poderem produzir alimentos e gerar rendimento em quantidade suficiente para as suas famílias. As economias rurais têm de crescer para aumentar as oportunidades de emprego para aqueles que o necessitam e assim reduzir as migrações do espaço rural para as cidades. Tem que se dar mais ênfase à melhoria do acesso dos pequenos agricultores tanto aos mercados domésticos como internacionais. Os nossos recursos naturais têm de ser geridos de forma sustentável, para assegurar que a terra não será explorada em excesso. Os setores público e privado têm de colaborar para acabar com a pobreza e a desigualdade e melhorar o acesso a uma alimentação segura para todos. "


Faça sua parte, acesse: http://www.1billionhungry.org/ e assine a petição!



Nenhum comentário:

Postar um comentário