Nutrir Vitta




Este blog foi planejado para apresentar e discutir as novidades e dicas sobre nutrição, sempre com a preocupação de agregar saúde e bem estar à mesa. Sugestões e críticas serão bem vindas! Aproveitem!


terça-feira, 2 de março de 2010

Dicas para evitar as perdas de vitaminas hidrossolúveis dos vegetais durante o preparo


As vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C e as do complexo B, estão presentes em diversos vegetais. O teor de vitaminas dos vegetais é bastante variado e depende da espécie, do estágio de maturação na época da colheita, das condições de estocagem, do processamento e do tipo de preparação. Entretanto, o contato destas vitaminas com o ar, água ou calor pode diminuir grande parte de seu conteúdo.
Para evitar grandes perdas de vitaminas dos vegetais, alguns cuidados na hora do preparo podem ser tomados, assim, ao invés de deixar os vegetais em água fervente, prefira: cozinhar os vegetais no vapor, no microondas ou refogá-los rapidamente, diminuindo o tempo de contato em que ficam expostos ao calor.

Caso o cozimento convencional seja necessário, é aconselhável cobrir os vegetais com pouca quantidade de água (apenas o necessário para não queimar a panela).
Os vegetais devem ser cortados apenas no momento do seu preparo e/ou consumo, para que sua superfície permaneça o mínimo de tempo em contato com o ar. Além disso, baixas temperaturas ajudam a preservar as vitaminas. Portanto, os vegetais processados devem ser refrigerados.


Fonte: American Dietetic Association. Get the Most from Your Vegetables. Disponível em: http://www.eatright.org/Public/content.aspx?id=4294967962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário