Nutrir Vitta




Este blog foi planejado para apresentar e discutir as novidades e dicas sobre nutrição, sempre com a preocupação de agregar saúde e bem estar à mesa. Sugestões e críticas serão bem vindas! Aproveitem!


quarta-feira, 3 de março de 2010

GORDURAS TRANS X GORDURAS INTERESTERIFICADAS


As gorduras trans (também denominadas gorduras vegetais hidrogenadas - presentes principalmente nos alimentos industrializados), atualmente utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e para prolongar o tempo de prateleira de alguns produtos, podem ser nocivas à saúde humana, quando consumidas em excesso, podendo causar aumento do colesterol total e “colesterol ruim” (LDL) e redução dos níveis do “bom colesterol” (HDL).
Ressalta-se que não há informação disponível que mostre benefícios à saúde a partir do seu consumo.
Assim, a interesterificação (randomização dos ácidos graxos) da gordura está surgindo como uma alternativa “saudável” (?) às gorduras trans, por meio da inserção de ácidos graxos saturados, tipicamente o ácido esteárico (18:0), de modo a ter uma consistência comparável às preparações com gorduras trans.
Entretanto, assim como acontece com as gorduras trans, este processo também altera a estrutura natural dos triglicerídeos, podendo afetar o metabolismo lipoprotéico e o processo aterogênico.
SUNDRAM, Kalyana et. al., hipotetizaram que a modificação química dos óleos vegetais, tanto a gordura parcialmente hidrogenada quanto a interesterificada, não devem ter o mesmo impacto metabólico que uma gordura saturada natural, rica em ácidos graxos palmítico (16:0) e oléico (18:1).
Assim, estes autores realizaram um estudo, denominado “Stearic acid-rich interesterified fat and trans-rich fat raise the LDL/HDL ratio and plasma glucose relative to palm olein in humans” (tradução literal: “Ácido graxo esteárico interesterificado e gordura trans aumentam a relação LDL/HDL e glicose plasmática quando comparados com o óleo de palma, em humanos”), onde realizou-se uma comparação entre os ácidos graxos trans e as gorduras interesterificadas com uma gordura saturada não modificada, quanto ao impacto nos lipídeos sangüíneos e na glicose plasmática.
Tratou-se de um ensaio clínico cruzado onde 30 voluntários humanos foram alimentados com dietas com controlado teor de gordura total (aprox. 31% da energia diária, sendo que mais de 70% era o tipo de gordura do teste- óleo de palma, gordura trans ou gordura interesterificada) e composição de ácidos graxos, por um período de 4 semanas. Cada indivíduo consumiu todos os ingredientes das três dietas alimentares com uma rotação aleatória, durante as quatro semanas
Depois de 4 semanas, as lipoproteínas plasmáticas, o perfil de ácidos graxos, assim como a glicose de jejum e a insulina, foram avaliados.
Ambas as gorduras modificadas (trans e interesterificada) alteraram adversamente o metabolismo das lipoproteínas plasmáticas e da glicose sanguínea, em humanos. Ressalta-se que a glicemia em jejum foi significativamente maior e os valores de insulina foram significativamente menores após a dieta com gordura interesterificada, quando comparada com o consumo da gordura trans e do óleo de palma.
Estes resultados demonstram que uma suposta “alternativa saudável” às gorduras trans pode apresentar tantos ou até mais malefícios à saúde.
Mais investigações são necessárias antes da disseminação do processo de interesterificação das gorduras como substituição da gordura vegetal parcialmente hidrogenada.

Fonte:

1- SUNDRAM, Kalyana; KARUPAIAH, Tilakavati e HAYES, KC. Stearic acid-rich interesterified fat and trans-rich fat raise the LDL/HDL ratio and plasma glucose relative to palm olein in humans. Nutr Metab. 2007;4:3. Disponível em:www.nutritionandmetabolism.com


2- ANVISA. Gorduras Trans. Disponível em: www.anvisa.gov.br/alimentos/gordura_trans.pdf

3 comentários:

  1. Olá Bruna!

    Como está?
    Parabéns pelo blog!

    Agora podemos trocar idéias e sugestões para nossos blogs! Apareça no lá meu...

    Um abraço

    Camila.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!!

    Demorei, mas respondi seu comentário lá no meu blog!
    Vc me deixou curiosa!!

    Dá uma olhada lá!

    Abraço

    Camila.

    ResponderExcluir
  3. Oii Bruuuuu :)

    http://belezaincondicional.blogspot.com/

    ResponderExcluir