Nutrir Vitta




Este blog foi planejado para apresentar e discutir as novidades e dicas sobre nutrição, sempre com a preocupação de agregar saúde e bem estar à mesa. Sugestões e críticas serão bem vindas! Aproveitem!


terça-feira, 16 de março de 2010

Meu Ponto de Vista:Ração Humana


A dieta que está na moda atualmente é a "Ração Humana", basta perguntar a um grupo de pessoas quem já ouviu falar deste composto e a maioria conhecerá o mesmo e inclusive já terá testado sua fórmula.

A ração humana é uma espécie de composto com diferentes tipos de ingredientes que são ricos em fibra e cujos efeitos prometidos com sua ingestão diária são: "Controle dos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos, aumento da resistência orgânica, regulação do intestino e emagrecimento".

Um ponto a destacar, empresas que fornecem esta ração destacam que: "a ração humana tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos e que pelo menos uma das refeições seja substituída pela ração".

Dentre os ingredientes contidos neste composto estão: fibra de trigo, linhaça, leite de soja, farelo de aveia, levedo de cerveja, gergelim, gérmen de trigo, guaraná, gelatina natural em pó, açúcar mascavo...

Deve-se ficar atento, pois algum ingredientes desta fórmula podem ser prejudiciais para diferentes grupos de pessoas, entre eles, enquadra-se o açúcar mascavo, que deveria ser evitado pelos portadores de diabetes, já que é um carboidrato simples e de fácil absorção. Além do açúcar, há o guaraná em pó, que contém cafeína, sendo estimulante e contra-indicado para hipertensos e gestantes. Também deve-se ter cuidado quanto ao consumos desta "ração" por crianças, já que o guaraná pode deixá-las agitadas.

Além disso, por esta fórmula ser rica em fibras, contém, consequentemente os fitatos (fatores antinutricionais, contidos em cereais, entre outros) que podem indisponibilizar a absorção do cálcio, quando misturados com leite, iogurte e outros derivados do leite.

Em relação aos efeitos "prometidos" pelo seu consumo diário, por esta ração ser rica em fibras, realmente auxiliará no controle dos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos, além de reduzir a absorção de glicose (se for preparada sem o açúcar), auxilará na regularização do trânsito intestinal. Em relação ao emagrecimento, as fibras porporcionarão saciedade, além disso, se esta fórmula substituir uma refeição, provavelmente será menos calórica, o que também auxiliaria no emagrecimento e a própria prática de exercícios é um precursor independente para o emagrecimento.

A questão central é: não há necessidade de comprar um composto para aumentar a ingestão de fibras e emagrecer, pode-se muito bem acrescentar alguns cereais às refeições (como 1 colher de sopa de aveia com frutas, ou linhaça, gergelim, entre outros), o que seria mais natural e não teria risco de efeitos que pudessem ser prejudiciais à saúde.

Ressalto que nossa alimentação deveria ser sempre a mais variada e natural possível, sem seguir os modismos, que não foram planejados para atender às necessidades individuais.

Deixo este espaço aberto para questionamentos, sugestões e críticas...

4 comentários:

  1. Post muito bom Bruu!!
    Este produto é o mais comentado entre as pessoas que querem perder peso no momento, portanto deve-se saber a forma mais correta de utilizá-lo como também tirar maior proveito de seus compostos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!!
    Como vc está?

    Lembrei de vc estes dias em um curso que fiz!!O curso era via internet, ao vivo, com a Dra. Valéria Paschoal (parceira do Gabriel de Carvalho nestes cursos on line).
    Lembra que conversamos sobre biodisponibilidade do cálcio nas fontes vegetais? Questionei a Dra. Valéria sobre como atingir as recomendações de cálcio em pacientes com restrição ao leite e derivados e ela me respondeu o seguinte: " A melhor fonte de cálcio biodisponível são os alimentos de origem vegetal, ou seja, o cálcio de leite e seus derivados são pouco aproveitados pelo organismo, deve-se SIM, priorizar uma dieta rica em vegetais verdes escuros, cereais integrais e oleaginosas..."
    Gostaria de saber qual a sua opinião sobre o assunto!

    Beijos

    Camila

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a mesma opinião que você! Fiquei bem espantada com a informação! Ainda mais por ser uma fonte "segura"! Foi uma aula onde ela falava sobre acne e alimentação e informava que leite e derivados deveriam ser evitados por quem sofre com a acne (principalmente adolescentes...justamente quem necessita de uma boa quantia de cálcio). Por isso fiz o questionamento à ela.

    Mas acredito que o melhor caminho é o bom senso, sem redicalismos!
    Caso tenha interesse, os cursos on line vc encontra no site do Instituto de Nutrição Avançada! Já assisti duas aulas e gostei bastante!
    E me conte o que vc anda fazendo! Também gostaria de saber se tem feito algum curso legal ou pós...
    Beijos
    Camila.

    ResponderExcluir
  4. oiii Bruuu =)
    mt legal que tá teu blog...
    fiz mais um pra mim, me add lá ;)

    http://belezaoriginal.blogspot.com/

    umas dicas de beleza heheheheheheh

    ResponderExcluir